segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Jânio do lotação.

Dia desses, em que o sol rasgava a visão de Jânio frente à avenida entupida, a muvuca comprimia-se lá atrás como sardinha enlatada. Desviou do carro achatado aos pés de um caminhão e seguiu com toda força de sua tensão. Foi pelo tom da campainha que Jânio retomou a concentração na faixa. Passou despercebido pelo ponto requisitado. A mulher com os peitos comprimidos explodiu em elogios:

- Ora seu vagabundo!

- Calma nega, o próximo fica à 1km.

- Desgraçado, será possível que essa campainha precisa berrar? Você não viu que puxei essa merda de corda?

- Não, a senhora puxou a descarga, porque a merda vai descer agora.


...........

Quando arrancava o ônibus os passageiros gritaram: Pára! Pára! Cavou o pé no freio e levantou-se:

- Ou! Que porra é essa?

Na porta uma perua espevitada equilibrava-se num salto 20 cm. Jânio solícito abaixou a alavanca.

- Queridinho tire o olho de minhas pernas e toque logo essa geringonça.

- Quando o diabo não vem ele manda a secretária!!

............

Ao estacionar sentiu o aroma de alfazema. Jânio virou-se bruscamente a fim de reconhecer a origem do perfume. Era uma distinta morena com seus trinta e dois anos bem conservados num corpo delirante. Seguida por cinco crianças na ordem crescente dos tamanhos. Jânio olhou para o cobrador disparando:

- É, malandro. Mulé boa é um filho por ano.


............

Jânio e o cobrador estacionaram o latão pela última vez na manhã daquela segunda-feira. Já passavam cinco minutos do horário do almoço. “Almoço” é só modo de dizer. A grana e o tempo só davam para comer algum “negocinho” no centro da cidade. Contaram as moedas no bolso e foram até o famoso “Hot-dog do Dito”. O Dito esbanjava simpatia:

- E aí rapaziada? Como que vão ser os dogs?”

- O meu eu vou querer sem milho e ervilha – pediu o cobrador.

- E o seu?, perguntou Dito, olhando risonhamente para Jânio.

- Ah, hoje eu vou querer o meu sem cabelo de saco.


.............

4 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha, Jânio me lembrou o Saraiva, lembra dele?

Daniel disse...

ahuahauahau.... verdade camarada, como poderia esquecer, o saudoso Francisco Milani? Talvez o melhor personagem do Zorra até hoje. Acho natural a tolerância zero dos motoristas de ônibus. Sempre me intrigou, o quanto as pessoas reclamam, da "boa educação" de alguns deles. Mas é sempre bom inverter o papéis e se colocar na condição dos camaradas. Trânsito caótico, pressão para cumprir horários, calor infernal e salários baixos. Vai encarar de sorriso aberto? Nem sempre!

Willian Tadeu disse...

Semana passada, fim de noite, um casal de chatos levemente alcoolizados bateu boca com o motorista do ônibus em que eu estava porque ele não parou no começo do ponto (onde eles estavam). O ponto é daqueles extensos, marcados por 2 placas e os 2 não foram os únicos a embarcar. O mau humor dos caras, quando existe de fato, tem motivos. Eles aturam algumas das faces mais individualistas do ser humano...

GBA disse...

Esse texto me trás a memória uma música que eu muito ouvia em minha agora distante adolescência, chamava-se Joãozinho Bigode.

Eis a letra:

"Acorda todo dia as 6 da manhã
Arruma o seu bigode e come uma maçã
Veste a calça preta e a camisa azul
Espera mais um dia não tomar no cú

Chega na garagem sobe no latão
Ele é um motorista esse é seu ganha-pão

Refrão:
Go go
Go joãozinho go go
Go go
Go joãozinho go go
Go go
Joãozinho bigode

Toca aí motora grita um cara do fundo
Joãozinha pisa e sai rodando o mundo
Motorista de expresso não é fácil não
Além da rua ser uma merda não é
Melhor que o busão
Dia de chuva então é uma desgraça
Com o latão fechado a janela embaça

Refrão

João segue feliz pela beira-mar
Não esperava que o latão da frente fosse freiar
A 120 por hora já da pra imaginar
João pisa no freio mas não dá pra parar
O latão sai capotando com todo aquele povo
Pois é joazinho, se arrombou de novo"

Paródia de Johnny B. Goode, Chuck Berry